Projetos Estratégicos Orientam Ações da Pró-Reitoria de Graduação

Aconteceu, na tarde da última terça-feira, 12/6, o 2º Seminário de Planejamento da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e seus órgãos. Foram apresentadas as iniciativas desenvolvidas a partir do 1º Seminário, ocorrido em junho de 2017, e os Projetos Estratégicos definidos para guiar as ações da PRG durante a gestão 2017-2021.

O balanço apontou avanços nos diferentes projetos. Um deles oferece apoio aos coordenadores para gestão acadêmica (GestaGrad), enquanto outro é voltado para procedimentos das secretarias dos cursos (AssessoraGrad). Intensificaram-se as atividades do Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem – [ea]2, com cursos, palestras e workshops para apoiar a revisão dos currículos e adoção de estratégias como ensino baseado em projetos, sala de aula invertida e ensino híbrido, facilitado por recursos eletrônicos (RenovaGrad). Teve início o projeto de avaliação de trajetória e colaboração com ex-alunos (Alumni).

O reaproveitamento dos recursos dos orçamentos 2017 e 2018 permitiu aumento de oferta de bolsas de auxílio social e moradia e foi implantado o Benefício de Isenção de Taxa de Alimentação – BITA para estudantes com renda per capita inferior a um salário mínimo e meio (Permanência). Foram intensificadas as ações de prevenção e apoio psicossocial aos estudantes da Graduação (Bem-Estar).

“Nesse encontro, pudemos rever como promover e apoiar a melhoria do ensino na graduação”, destaca Eliana. Para ela, “não é uma missão simples, mas possível se planejarmos, junto com as unidades de ensino e pesquisa, como avançar”, conclui a Pró-Reitora.

Participaram da reunião representantes de todos os órgãos da PRG (ComvestSAEGGTECELPMESAPPEProFISDLIEEA2CCG e CPFP), além da equipe de apoio do  Planes-CGU. Novos encontros semestrais estão previstos para acompanhamento dos projetos.

Confira algumas fotos do encontro: