Notícias

Designing the Post-COVID Tertiary Education Experience: What If Equity, Access, Diversity & Inclusion for Students, Educators and Staff Were the New Normal?

Projetando a experiência no ensino superior no pós-covid:
E se equidade, acesso, diversidade e inclusão para estudantes, educadores e funcionários fossem o novo normal?

Nesta terça-feira, 20 de outubro de 2020, a Profa. Dra. Eliana Amaral, Pró-reitora de Graduação da Unicamp, foi umas das líderes acadêmicas de um webinar internacional organizado pela GAPS (Global Access to Postsecondary Education) com o objetivo discutir ações para projetar o futuro da educação superior, no pós-covid, tendo a equidade, diversidade e inclusão como referência.

As palestras discorreram sobre como a pandemia do coronavírus está mudando a experiência de quase 200 milhões de estudantes do ensino superior nas mais de 20 mil universidades ao redor do mundo e sua relação com o tema do webinário.

Reconhecendo que antes da pandemia as desigualdades já eram uma preocupação das instituições e muitos governos, nas discussões foram aprofundadas as perspectivas do futuro e necessidade de enfrentá-las nas suas várias manifestações para garantir o cumprimento da missão do ensino superior.

Muitas instituições das já estavam trabalhando intensamente para desenvolver e implementar políticas e programas para avançar na diminuição dessas desigualdades em seus campi, como a Unicamp. No entanto, a experiência recente com a Covid mostra que esta deverá ser uma preocupação central no futuro imediato, visando amenizar as desigualdade que a crise econômica e social devem acentuar.

O webinário realizado com líderes acadêmicas do Brasil, África do Sul, Holanda e Estados Unidos teve como propósito criar um espaço para que eles compartilhem as ações que adotavam antes da pandemia para promover a equidade, a inclusão e a diversidade, e como estão trabalhando para a preparação do “novo normal” nas instituições, considerando seus contextos.

Lideres universitários convidados

Profa. Dra Eliana Amaral - Pró Reitora de Graduação da Unicamp