Fórum de Pró- Reitores de Graduação das universidades públicas paulista: Boas Práticas no Ensino Remoto em 2020

“Somos grandes instituições, onde o pensamento crítico e a busca da inovação e do avanço faz parte das competências que desenvolvemos no dia-a-dia” – Profa. Dra. Eliana Amaral

Desde 2017 os Pró-Reitores de Graduação das seis universidades públicas paulistas se reúnem para debater e compartilhar suas experiências na graduação. E nesse ano o tema do fórum foi “Os desafios, soluções e experiências em tempos de pandemia, isolamento social e ensino remoto emergencial”.

O encontro foi mediado pela coordenadora do EA2, Profa.Soely Polydoro e contou com a presença da pró-reitora da UFABC Profa. Paula Tiba; da pró-reitora da UFSCAR Profa. Claudia Gentile; da pró-reitora da UNICAMP Profa. Dra. Eliana Amaral; da pró-reitora da UNESP Profa. Gladis Massini; da pró-reitora da UNIFESP Profa. Isabel Quadros e do pró-reitor da USP Prof. Edmund Baracat.

A reunião aconteceu de forma online e está disponível no YouTube (clique para assistir) , foi organizada em 3 blocos, no qual o primeiro bloco foi dedicado a apresentação das experiências de trabalho nesse período. Apesar de cada universidade ter sua particularidade, um aspecto que foi tratado com grande importância por todas foi a preocupação com os estudantes, em promover sua permanência e envolvimento com a universidade até o acesso aos recursos digitais. E também com a formação digital do corpo docente.

No segundo bloco, os convidados responderam as perguntas feitas pela mediadora, sobre os pontos positivos que adquiriram com essa experiência e uma perspectiva para os cursos de graduação. E no último bloco foram respondidas as perguntas feitas pelo chat por aqueles que estavam participando do Fórum.

Confira como foi a reunião e as respostas dos participantes.