Calourada negra da UNICAMP – Um encontro com a ancestralidade

Foto: Antonio Scarpinetti

A Calourada Negra da Unicamp realizou uma visita ao Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, com a participação de cerca de 160 estudantes nos dias 16 e 17 de março. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer o acervo do museu, que é formado principalmente por obras de artistas negros e obras que retratam a história negra.

A visita ao museu foi uma experiência marcante para os participantes, que tiveram a oportunidade de se conectar com sua ancestralidade e se emocionar com a força das obras expostas. A iniciativa não se limitou ao letramento racial, mas também promoveu um “aquilombamento”, como descreveu a professora Debora Cristina Jeffrey, da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, ou seja, uma experiência de união e fortalecimento da identidade negra.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo é um importante espaço cultural que tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e africana. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o museu abriga um acervo de mais de 6 mil obras de arte e artefatos históricos que retratam a cultura e a história do povo africano e da diáspora africana no Brasil.

Leia a reportagem completa pelo link.