Encontro promove debates sobre programas de suporte para a formação docente

Ao abrir a 15ª edição do Encontro de Alunos PAD/PED, na tarde desta segunda-feira, 15/4, a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Nancy Lopes Garcia, contextualizou o evento relembrando que no ano de 1992 foi idealizado na Unicamp um projeto intitulado “Programa Estágio de Capacitação Docente” voltado para alunos de Doutorado da Universidade. Consequentemente, em 1999, foi instituído como “Programa de Estágio Docente (PED)” e, desde então, segue os moldes de sua criação completando, em 2019, 20 anos de bons resultados. Para a professora Nancy esse “é um programa de bastante importância na formação do aluno que permite que os estudantes cresçam e se tornem bons docentes no futuro. ”

Sob o tema “Avaliação das e para as aprendizagens na educação superior: construção de novos sentidos”, 185 estudantes de diferentes cursos da Unicamp – Campus de Barão Geraldo – discutiram particularidades que contribuem para o melhor exercício de suas funções no ambiente acadêmico, seja no Programa de Apoio Didático (PAD) ou no próprio PED. O evento também foi transmitido, em tempo real, para os campi de Limeira e Piracicaba, pela internet.

Para o mestrando em Ensino de Ciências, Dayvid Fernandes, PED da Disciplina de Conhecimentos de Física Escolar 1, encontros como esse auxiliam na melhoria do trabalho do PED dentro da sala de aula uma vez que, no caso de PED’s Doutorado, grande parte das aulas da disciplina são ministradas sem a presença do professor titular. [Em alguns casos, esses estudantes] “não são licenciados, nem tem uma formação didático-pedagógica apropriada e acabam reproduzindo tabus e problemas que a pesquisa em educação tenta vencer e superar”, exemplifica Dayvid.

Também presente no evento, a Pró-Reitora de Graduação, Eliana Amaral, ressaltou que o PAD iniciou suas atividades no ano de 2007, após uma série de adaptações do até então conhecido projeto de monitoria. “Em ambos os programas o objetivo principal é dar uma experiência docente para os estudantes e, mais do que isso, suscitar o amor à arte de ensinar, cativando para que continuem nessa trajetória e se tornem professores universitários. Para isso sabemos que é necessário oferecer mais oportunidades para esse desenvolvimento e esse encontro faz parte das iniciativas”, destaca a Pró-Reitora de Graduação.

Outra iniciativa está em constante desenvolvimento no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) através de um programa de formação conhecido como PED Mais. Criado para alunos PED, mas aberto também a alunos PAD, o programa oferece uma característica mais elaborada de formação com maior número de encontros presenciais durante o semestre.

Eliana Amaral conta ainda que há um grande apoio e incentivo para que alunos PED se envolvam em outras oportunidades de crescimento profissional como, por exemplo, junto à Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) que firmou um convênio com a Unicamp no qual os alunos de Pós-Graduação podem se candidatar a facilitadores nos cursos de graduação da Univesp. “Essa é uma grande oportunidade para alinharmos o discurso com todo nosso planejamento estratégico que visa reformular os currículos de todos os cursos até 2020, valendo-se de um ensino híbrido cada vez mais potente. Todas essas iniciativas vêm para potencializar a troca entre professores e alunos com o intuito único de melhorar a transformação do ensino na Universidade”, frisou Eliana.

A palestrante que conduziu o conteúdo desse encontro, Mara Regina Leme de Sordi, professora da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp reforçou também que a Unicamp está “lidando com as novas gerações que vão praticar essa docência, sintonizada com os desafios do século XXI, com uma sociedade que precisa encontrar e testar, nos espaços alternativos, essa vontade e essa esperança de produzir um ensino de graduação, em especial diferenciado”.

Confira alguns registros do evento: