Edital inédito da Proec e PRG garante apoio financeiro para projetos de Curricularização da Extensão – ATÉ 11/02

Confira o Edital para mais informações
ATENÇÃO: Prorrogado até 11/02

As pró-reitorias da Unicamp, de Extensão e Cultura (Proec) e de Graduação (PRG) lançaram um edital de apoio financeiro para as iniciativas que promovam a curricularização da extensão na grade de aulas do próximo ano. Podem ser inscritos projetos que estimulem a troca de conhecimentos entre a Universidade com a comunidade externa. Serão destinados R$ 200 mil para custear todos os projetos vencedores e que poderão ser inscritos até o dia 1 de fevereiro do próximo ano.

Pró-Reitor de Extensão e Cultura – Fernando Coelho Pró-Reitor de Extensão e Cultura – Fernando Coelho

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Antônio dos Santos Coelho, ressalta a importância da união de esforços entre as pró-reitorias para viabilizar esse aporte financeiro que garantirá a implantação das iniciativas. “Esse Edital é muito importante pois é o primeiro sinal institucional de suporte financeiro para o processo de curricularização da extensão”, disse ele.

Coelho considera que esse edital vem orientar esse processo na Unicamp. “Vai sinalizar para a comunidade como a Unicamp pretende efetivar a curricularização da extensão. Vamos abrir ainda mais as portas da universidade e aumentar o grau de interação dos nossos alunos com a sociedade”, considera o pró-reitor.


Gislaine Alípio – Diretora de Projetos de Extensão

A coordenadora da Diretoria de Projetos de Extensão (DProj), Gislaine Elias Alipio Silveira, chama a atenção para a garantia de maior projeção a essas iniciativas por este apoio selado em conjunto pelas pró-reitorias. “O foco da Extensão sempre foi tentar dirimir as questões que acontecem na sociedade, usando para isso o conhecimento adquirido na Universidade, esperamos que com o lançamento do edital esses objetivos tenham seu alcance facilitado”, declarou ela.

Ela concorda que a união da Proec e PRG foi fundamental para o êxito dessa iniciativa. “Esse trabalho conjunto deixará um grande marco na implantação destas ações recomendadas pelo Conselho Nacional de Educação”, afirma a coordenadora.


Pró-Reitor de Graduação – Ivan Toro

O pró-reitor de Graduação, Ivan Felizardo Contrera Toro, considera que além do fomento a esses projetos, a iniciativa desse edital já projeta facilitações para outros que possam acontecer em sequência. “Será um estímulo, e ao mesmo tempo um ensaio, a projetos que integrem a Universidade e a sociedade. “O resultado será conhecermos a situação dos diversos cursos e a longo prazo entregar um profissional mais cidadão, imbuído da realidade do nosso país.”, aponta ele.

Entre várias exigências do Edital, cada projeto precisa estar vinculado às atividades acadêmicas de graduação, ser coordenado por docentes ou pesquisadores, ter a participação de alunos, serem todos vinculados à Unicamp e estabelecer claramente aplicação do projeto com uma comunidade externa a Universidade.

Os projetos selecionados serão conhecidos em 21 de março de 2022 e a aplicação dos mesmos se dará no período de 31 de março do mesmo ano até exatamente 12 meses subsequentes. Os interessados em inscrever seus projetos podem acessar o link: https://forms.gle/vTiES9TbHV2frDVa6

Notícia original: PROEC
http://www.proec.unicamp.br
http://www.prg.unicamp.br
http://www.dproj.proec.unicamp.br