BOLETIM COVID-19 MORADIA Nº 06 – 08/mar/2021

BOLETIM COVID-19 MORADIA Nº 06 – 08/mar/2021

 

Este é o 6º Boletim referente ao trabalho desenvolvido na Moradia Estudantil em parceria com o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), Representantes Discentes do Conselho da Moradia, estudantes voluntários, Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) desde o início da Pandemia.  Estamos atentos e monitorando a COVID-19 nesse ambiente.

Neste NOVO período crítico que estamos vivendo é fundamental REAFIRMAR algumas ações e atividades:

1. Ampliação imediata da circulação de pessoas, em especial, na primeira quinzena de março para diminuir a transmissão do vírus, mantendo a vigilância até que retomemos patamares adequados nos serviços de atenção.

2. Manutenção de todas medidas preventivas (distanciamento físico, uso de máscaras e higiene das mãos).

3. Colaboração e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica no território da Moradia, integrada com CECOM, objetivando a: detecção precoce, investigação laboratorial, isolamento, quarentena e busca ativa de casos suspeitos e confirmados.

4. Apoio e comparecimento em todas as oportunidades de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do SUS, conforme divulgado e oportunizado a toda a população. Apoio e orientação aos estudantes e moradores indígenas na vacinação COVID-19 realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica dos Povos Indígenas – CAIAPI.

5. Campanhas de apoio, ampliação e adesão ao voluntariado e comunicação às pessoas que precisam fazer ISOLAMENTO, seja devido à testagem de retorno, seja  devido aos sintomas da COVID-19.

6. Lembramos que as Bolsas e contemplações do SAE estão sendo mantidas e foram ajustadas da melhor forma possível, mesmo durante o estado de emergência e desmonte das políticas sociais que têm tido lugar em todo o país.

A efetividade da implementação dessas ações depende do envolvimento e participação de todos, individual e politicamente. Todos os esforços devem ser feitos por parte das autoridades políticas e sanitárias para superar esta crise. A sociedade, por sua vez, precisa se unir solidariamente e participar ativamente.

Vale relembrar as Medidas de Prevenção:

– Não participar de aglomerações, como reuniões, festas de confraternização em  casas, bares e restaurantes;

– Distanciamento físico de 2 metros parados e 4 metros em movimento;

– Uso de Máscaras (obrigatório na Moradia);

– Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%

– Manter ambientes ventilados / arejados

– Pessoas com sintomas de “resfriado” ou “gripe” devem ficar imediatamente em  isolamento respiratório, pois pode ser COVID-19.

  1. TOTAL DE CASOS POSITIVOS NA MORADIA NO PERÍODO DE 22/06/2020 À 28/02/2021

No período 22/06/2020 à 28/02/2021 foram investigados 78 estudantes sintomáticos e seus contactantes, destes, 68 são estudantes moradores, oito são hóspedes e dois funcionários. Em 71 casos foi realizada a coleta de swab nasofaríngeo para realização do RT-PCR, que é um exame da  biologia molecular utilizado para detectar a presença do material genético do vírus, o qual é  sensível, seguro e o mais confiável na atualidade. Desse total, 58 tiveram o resultado RT-PCR  não-detectável (negativo) e 13 RT-PCR Detectável (positivo) para COVID-19, conforme Figura a seguir.

 

Do dia 20/08/2020 à 28/02/2021 foram realizados 121 exames RT-PCR para COVID-19 em alunos que retornaram para a moradia. Desse total, 119 tiveram o resultado RT-PCR  não-detectável (negativo) e 2 RT-PCR Detectável (positivo) para COVID-19.

Esse protocolo de retorno dos estudantes à Moradia prevê a informação prévia, o  agendamento da testagem, o acompanhamento e orientações pela enfermagem e equipe da  Vigilância Epidemiológica do CECOM, a qual também é responsável pelo retorno dos  resultados aos estudantes, por e-mail e/ou pelo celular.

Para todos os casos sob investigação e para os casos positivos foi disponibilizado o apoio  de voluntários da comissão SOS-COVID-19 na Moradia, com a busca e entrega das  marmitas do Restaurante Universitário para aqueles que são contemplados com esta bolsa do SAE, realização de compras e destinação adequada dos  resíduos, com a inestimável parceria do Serviço Social do SAE.

O CECOM continua atendendo todos os casos de sintomáticos respiratórios em seu Serviço  de Pronto-Atendimento que funciona de segunda à sexta-feira no horário das 7h às 17h30.  Fiquem atentos aos sintomas!

A Unicamp também implantou o Aplicativo de Vigilância em Saúde da Unicamp (AVISU),  de uso obrigatório a todos aqueles que já estão ativos e dos que retornarão às atividades  presenciais na Unicamp. Ele pode ser acessado através do link  https://www.tipsurvey.com.br/, que já está disponível na Play Store e na App Store.

Por meio do AVISU, o membro da comunidade universitária deverá responder diariamente a  um inquérito de sintomas relacionados à Covid-19 com o objetivo de contribuir com a  vigilância epidemiológica da Covid-19 na Unicamp, visando a prevenção da ocorrência de  casos novos e de surtos entre a comunidade universitária. 

 

Formulário de retorno: 

Também é imprescindível conhecer o material disponível: 

Há diversas orientações específicas para os estudantes moradores:

 

Outros materiais e treinamentos estão sendo organizados para apoiar as mudanças  necessárias. O cuidado com a VIDA de todos importa!

Contamos com cada um e TODOS vocês para que o controle efetivo da pandemia na  Moradia, em Barão Geraldo e na Unicamp continue.

Centro de Saúde da Comunidade – CECOM 

Administração e Coordenação Executiva da Moradia Estudantil 

Grupo de Trabalho 3 – Unicamp

 

Caso queira acessar também os boletins anteriores, seguem os links abaixo:

– Feed de Notícias Moradia: https://www.prg.unicamp.br/category/moradia/