HC Comemora 30 Anos

Na manhã desta segunda-feira (27), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foi aberta a solenidade de comemoração dos 30 anos de existência do Hospital de Clínicas (HC). O evento reuniu várias personalidades políticas bem como docentes, alunos e funcionários.

Estavam presentes na mesa de abertura o reitor José Tadeu Jorge (que presidiu o evento), o coordenador geral da Universidade Alvaro Crósta, o secretário estadual de saúde Cármino Antonio de Souza, o diretor da FCM Ivan Toro, o superintendente do HC João Batista de Miranda, os deputados federais Sinval Malheiros e Roberto Alves, e o deputado estadual Barros Munhoz.

O HC da Unicamp é o segundo maior hospital público do Estado e soma uma mostra notável de feitos anualmente: 2,6 milhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, mais de 3,3 milhões de exames, 15 mil internações eletivas e de urgência e quase 15 mil cirurgias, o que equivale, em média, a 40 cirurgias diárias (fonte site HC).

Ainda como parte das comemorações os médicos João Batista, Antonia Teresinha Tresoldi e Mariana Zambom descerraram, com o reitor, uma placa alusiva a uma ala da Pediatria do HC que foi reformada nos últimos três meses com financiamento no valor de R$263 mil. Está previsto posteriormente um aumento de área física na Pediatria, com a disponibilização de 20 leitos. Foi feito ainda uma homenagem ao funcionário mais idoso do HC, Onofre Matheus, técnico em radiologia, ele recebeu uma placa honrosa pelos serviços prestados.

Na sequencia os presentes no evento seguiram a pé para um jardim próximo à Superintendência do HC, onde foi depositada uma “cápsula do tempo” contendo cerca de 500 mensagens de toda a comunidade esteve na solenidade da FCM, e que serão abertas no ano de 2035, quando o Hospital de Clínicas comemorará o seu Jubileu de Ouro.