Alunos da Unicamp são Selecionados no Programa Top Espanha Santander

Um grupo de quatro estudantes da Unicamp embarcou na última sexta-feira (27), para Salamanca na Espanha, onde ficarão por três semanas aprofundando o idioma espanhol e conhecendo e aprendendo a cultura do país. A oportunidade surgiu do Programa TOP Espanha do Banco Santander Universidades. No embarque estava também o professor da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), Nilson Arraes que viajou com os alunos.

Os alunos e o docente se inscreveram por meio do edital DERI, o qual possibilita que alunos regularmente matriculados na Unicamp possam passar pelo processo de seleção a fim de usufruir dos benefícios do Programa.

Para William Bardelin Nunes, estudante do curso de Engenharia Ambiental no campus da Faculdade de Tecnologia  (FT), a grande motivação em participar do edital TOP Espanha, foi o aprendizado da língua espanhola: “ O que mais me motivou foi a possibilidade de poder fazer um curso de língua espanhola tendo um convívio direto com a cultura. “Assim, o Top Espanha proporciona ao aluno uma oportunidade que vai além de materiais didáticos e sala de aula, com ele temos a chance de adentrar e viver a cultura espanhola. O que para mim será, sem dúvidas, uma experiência única e incrível”,

O aluno também atribui a Unicamp as oportunidades de intercâmbio: “A Unicamp é uma universidade que oferece várias oportunidades para o aluno sair do país. Dentro do nosso meio, é muito comum sermos notificados que algum colega está saindo de intercâmbio. Isso é muito legal, pois creio que esta experiência agrega muito valor e autodesenvolvimento, acarretando, por exemplo, num destaque maior para o tão concorrido mercado de trabalho”, finalizou.

Já a aluna do Instituto de Linguagem, no curso de Linguística Débora de Souza Valência diz que tal oportunidade foi perfeita visto que ela já estuda espanhol na Unicamp. “Eu já havia estudado espanhol no CEL por um ano e, por estar próxima de me formar, sentia urgência em elevar meu domínio na língua, afinal o mercado de trabalho a exige cada vez mais, ainda mais para minha área (linguística). O programa se mostrou a oportunidade perfeita para isso, pois oferece, além de um curso intensivo, imersão na língua e cultura espanhola. Espero, ao fim dessas três semanas, conseguir me comunicar melhor em espanhol e estar ainda mais estimulada a aprender a língua.

Débora comenta que a internacionalização na Unicamp só tem vantagens a oferecer à comunidade acadêmica. “A convivência com pessoas de diferentes culturas no campus e também a possibilidade de estudar fora é algo muito rico e é um dos diferenciais da Universidade.  Espero que cada vez mais a Unicamp promova parcerias que possibilitem essa internacionalização, disse.

Também graduanda da Feagri da Unicamp, Juliana Machado de Freitas, chama a atenção dos motivos que a levaram embarcar no Programa Top Espanha, “Viajar para outro país, estudar uma nova língua com professores e colegas nativos, conhecer a cidade de Salamanca e levar todas as a experiências para sempre. Essas foram as bases que me fizeram inscrever no Programa Top Espanha 2018. Eu sabia que seria uma oportunidade única e que iria alcançar conquistas ainda muito maiores desde o primeiro dia. Sempre achei lindo o idioma espanhol e estar estudando essa língua aqui em Salamanca, é muito ainda mais encantador. Está sendo um prazer eu estar aqui!

A futura engenheira agrícola, fala também sobre a integração das nações pela educação, “Com o perfil de excelência da Unicamp, acho essencial a representatividade de estudantes brasileiros fora do nosso país. E é através da internacionalização, com medidas diretas de aplicação de intercâmbios, que é possível proporcionar uma viagem ao exterior para um aluno ou professor da Unicamp e também para receber aqueles que vem estudar em nossa Universidade. Um ambiente internacionalizado beneficia a pesquisa, as novas ideias, e a conexão com novas tecnologias e economias, como também o desenvolvimento pessoal, profissional e o crescimento cultural alcançado. Além da rede de contatos estabelecida no mundo todo, que integra as nações através da educação e com isso cria uma rede contatos em diversos campos, facilitando a difusão de informações e sua aplicação prática.

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) também tem representante, a aluna Maria Luiza Carlos Riato da Fonoaudiologia disse que foi motivada pelos colegas que fizeram intercâmbio, “Sempre me chamou atenção a ideia de aprender novos idiomas e conhecer novas culturas. Após a minha entrada na universidade isso intensificou ainda mais, visto as oportunidades e a alta frequência de colegas indo para intercâmbio e também intercambistas de outros países vindo para a universidade. Dessa forma, o programa Top Espanha me proporcionaria toda essa vivência que sempre foi algo que almejei. Creio também que o aprendizado de um idioma se dá de melhor maneira quando estamos imersos naquilo que está sendo ensinado, ou seja, a cultura. O idioma de um povo faz parte de sua cultura. Por fim, pela oportunidade de conhecimento e aprendizado desses aspectos ser tão instigante e surpreendente foi o que mais me motivou para a inscrição no programa.

Maria Luiza acredita que em algum momento os alunos tendem a viajar para fora do país, “ Fico muito feliz em saber de tantas oportunidades de intercâmbio. Acredito que um grande número de alunos, em algum momento dentro da universidade, tem a possibilidade de um intercâmbio. Isto proporciona um diferencial tanto de crescimento pessoal para o aluno quanto profissional, o que é simplesmente realizador e gratificante quando nos vemos no meio de tudo isso.

O professor Nilson Antônio Modesto Arraes, acompanha essa turma de jovens intercambistas e diz que essa oportunidade auxilia muito na comunicação entre os pares, “Tenho algumas motivações para aprender e aprofundar conhecimentos da língua e cultura espanhola, aquelas de natureza profissional, para facilitar a comunicação dos bolsistas e para além do processo de aprendizado, também me motivo pelo resultado. Neste contexto de globalização é comum nos depararmos, em diversas situações cotidianas, com falantes em língua espanhola. O desenvolvimento de habilidades de comunição em outras línguas – em especial o inglês, mas também o espanhol – amplia as possibilidades e, principalmente, a qualidade da comunicação.

O Programa – Está em sua 9ª edição, incentiva 100 bolsistas, dentre alunos de graduação e professores, a aprimorarem seus conhecimentos no idioma e cultura espanhola, por meio de um curso de 3 semanas, com tudo pago pelo Santander, em uma das instituições mais tradicionais da Europa – a Universidade de Salamanca.

Saiba mais no site do Santander Universidades:

https://www.santanderuniversidades.com.br/institucional/Paginas/o-santander-universidades.aspx

Publicado originalmente em: 

http://www.internationaloffice.unicamp.br/alunos-da-unicamp-sao-selecionados-no-programa-top-espanha-santader/