Estágios para Formação de Novos Docentes são Debatidos Junto às Coordenadorias de Ensino de Campinas

A Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) realizou, no dia 28/6, uma reunião com coordenadores das Diretorias Estaduais de Ensino das Regiões Leste e Oeste de Campinas, além de coordenadores e orientadores de estágio dos cursos de Licenciatura da Unicamp, para debater questões voltadas à formação de docentes nas escolas de Educação Básica do município.

Compuseram a mesa as professoras convidadas Andrea Righeto e Márcia Zanchetta Petermann, ambas da Diretoria de Ensino de Campinas – Região Oeste e Luciana Martini e Norma Kerches Rogeri, da Diretoria de Ensino de Campinas – Região Leste. A presidente da CPFP, Ana Archangelo e a Pró-Reitora de Graduação da Universidade, Eliana Amaral completaram a mesa de trabalhos e participaram das discussões.

Com a missão de propor uma reflexão sobre a política de formação dos graduandos que serão os futuros docentes da Educação Básica, a CPFP atua com múltiplas frentes de trabalho. Entre elas está a definição de diretrizes para uma política de estágios para os cursos de Licenciatura da Unicamp. Em 2017, de acordo com Ana Archangelo, a CPFP constituiu um Grupo de Trabalho (GT) sobre estágios e, dentre as diretrizes propostas em seu documento-síntese, estava a necessidade de estreitamento do vínculo com a Rede Pública de Educação Básica. O encontro realizado no último dia 28, é mais um passo no avanço dessa parceria.

“Um dos objetivos da reunião foi o de estimular iniciativas de aproximação entre a universidade e a escola pública, e de desencadear novos projetos de estágio cuja dinâmica envolva colaboração mútua e interlocução com a necessidades reais das escolas e dos alunos em formação”, explica a presidente da CPFP. A institucionalização da parceria também está entre os objetivos desse encontro, a fim de sinalizar claramente para a comunidade acadêmica e para a sociedade a opção política da Unicamp em defesa de uma educação pública de qualidade em todos os níveis de ensino.

Para a Pró-Reitora de Graduação, Eliana Amaral, a reunião teve um caráter importante e pode, como destacado durante o encontro, ser considerada um marco na relação entre a Unicamp e as Diretorias de Ensino. “Sempre buscamos aproximar a formação dos estudantes da Unicamp das necessidades da sociedade, para que tenham a oportunidade de aprender suas profissões na prática, onde as coisas realmente acontecem. Vivenciar os problemas reais e trazê-los para debates e para uma reflexão mais profunda na Universidade enriquece muito a formação e contribui com as atividades desenvolvidas pelos professores e coordenadores das escolas”, destaca Eliana.

Neste aspecto, a professora Ana Archangelo finaliza dizendo que “em tempos de desmantelamento dos espaços públicos e de políticas educacionais que contribuem para reduzir as oportunidades educativas de qualidade oferecidas aos nossos jovens, é fundamental que uma universidade como a Unicamp e a educação básica estejam engajadas para produzir conhecimentos e práticas colaborativas”.

Confira imagens dessa reunião: