CalouradaNotícias

Dia de Matrícula dos Ingressantes

No dia 02 de março, segunda feira, foi realizada na Unicamp a matrícula dos ingressantes do Vestibular 2020. As matrículas foram realizadas nas unidades de ensino, das 09h00 às 15h00, e kits foram entregues na confirmação da matrícula. Nos institutos, os veteranos dos cursos organizaram atividades para se integrarem com os novos estudantes, como a tradicional pintura com o nome do curso, apresentações entre si, músicas, entre outros.

Um misto de emoções, é o que a maioria dos ingressante descreve sobre esse momento, principalmente aqueles alunos que vieram de outras cidades do estado de São Paulo e do Brasil. Caio Braga novo aluno do curso de Engenharia de Alimentos vem de Poá /SP diz: “Ainda não caiu a ficha, acho que só vai cair na hora em que começar as aulas. Estudei bastante e esperava passar, mas está sendo difícil, sempre morei com meus pais e ir para uma república com pessoas que não conheço e começar tudo do zero, é um pouco assustador mas está sendo legal”. Mimo Cavalcante, ingressante de Midialogia vem de Pernambuco, diz que a mudança foi difícil, mas se sentiu feliz.

A expectativa

A Unicamp, uma das Universidades Públicas consideradas como referência no ensino superior do país e também da América Latina, acaba gerando grandes expectativas nos alunos que prestam seu vestibular e ingressam em seus cursos.

A nova aluna de Ciências Sociais, Ana Clara vem de Poços de Caldas /MG, veio na visitação de Portas Abertas e gostou da proposta da Universidade e de seus campus “Foi a minha primeira opção, a que eu mais queria, porque é muito conceituado e parece ter um corpo docente muito bom”.

O ingressante de Matemática que veio de Vera Cruz/SP, Marcos Ricardo, também animado com as possibilidades que a Universidade pode abrir “Por ser uma universidade bem grande, além de um bom ensino vou ter mais oportunidades, é uma cidade grande e eu tenho muito a aprender com os professores e com as pessoas.”

O novo aluno de Filosofia, Luiz, diz que ainda não processou que entrou na Unicamp, “fé que a gente passou, sempre tem, mas acreditar que realmente passei, ainda estou no processo de acreditar.” E não é só ele que ainda não acredita que passou no vestibular, José, ingressante de Matemática, diz estar bem feliz por ter passado, “Não esperava passar na Unicamp, mas tinha esperança de passar.” Gabriel, outro ingressante de Matemática que vem de São Paulo,“eu estudei bastante o ano todo, trabalhava e fica puxado e pensei que não tinha passado, e quando vi que passei fiquei muito feliz.”

Outros depoimentos

João Augusto, calouro de Engenharia da Computação, vem também do interior do estado ”é uma boa sensação, mas dá um pouco de frio na barriga, muda muita coisa”

O calouro Pedro de Biologia ”Foi muito bom, era a Universidade que queria, e estava com medo de não conseguir passar.”

Janaína, “passei no ProFIS, não esperava, mas fiquei feliz.”

Os ingressantes de Física, que vieram de Curitiba ”não estávamos esperando, uma das diferenças é o clima, aqui é mais quente” “ É difícil não conhecer ninguém na cidade toda.”

André de Educação Física, “é ótimo estar no curso que gosta”

Texto: Giovana Lima, com supervisão de Profª Daniela Gatti
Fotos: Giovana Lima